Resenha: Cidade dos Ossos (Cassandra Clare)

Título Original: City Of Bones (The Mortal Instruments #1)
Autores: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 459
Gênero: YA; Fantasia
Classificação: 5/5

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Instrumentos Mortais virou uma daquelas séries que você tem que ler, pois todo mundo fica falando sobre as personagens, os livros, e você fica se sentindo um estranho porque você ainda não leu. Eu era uma pessoa assim, até que aproveitei uma promoção do Submarino e comprei o Box com os quatro primeiros livros.

Cidade dos Ossos tem um enredo mais complexo do que eu pensava. Imagine o mundo em que vivemos, mas nele existem todas as criaturas: demônios, vampiros, lobisomens, fadas, entre outros, menos zumbis, eles no mundo da Cassandra realmente não existem. E nesse mundo também existem os Caçadores de Sombras, são aqueles que botam ordem na casa, eles são justiceiros que matam demônios e todas as criaturas que não se comportarem segundo as regras.

Claro que nós, humanos (prefiro como eles chamam: mundanos), não vemos nada disso, pois existe uma névoa – como no Percy Jackson – impedindo que todos vejam o que realmente existe ao nosso redor. Porém, uma mundana chamada Clary acaba vendo alguns Caçadores de Sombras matarem uma “pessoa”. O que a deixa mais perturbada é que apenas ela consegue ver isso.

O livro superou todas as minhas expectativas, o que é sempre ótimo! Eu esperava algo bom, mas não um livro de quase 500 páginas sendo terminado em dois dias. Simplesmente não conseguia fazer outra coisa que não fosse ler e tentar descobrir, junto com a Clary, quem são os Caçadores de Sombras, quem são essas criaturas que eles matam e porque apenas ela conseguia ver aquelas coisas.

O começo do livro é mais uma introdução a esse novo mundo, mas com o decorrer das páginas o clima de ação chega e fica até o final do livro. O universo que a Cassandra criou foi muito bem planejado, sem contar que esse primeiro livro tem um pouco de tudo: humor, suspense, romance.

Existem aqueles livros que sempre tem uma parte meio que chata e você se enrola, mas em Cidade dos Ossos isso não aconteceu comigo, tirando a parte do Simon virando rato, aquilo foi muito sem nexo e estranho, de resto foi maravilhoso.

Falando nas personagens, eu não consegui odiar ninguém, mesmo a Clary a protagonista do livro; deve existir algum acordo de algumas escritoras, onde elas resolveram que suas garotas têm que ser chatinhas em algum momento. Ela não é uma Luce (Fallen) toda submissa, mas também não é uma Trice (Divergente), cheia de atitude, na verdade a Clary é o mais perto que já vi de uma protagonista normal. Eu gostei do Jace, achei um personagem interessante, mas admito que o Alec me conquistou mais, quero que ele ganhe mais espaço nos outros livros.

Se você quer se divertir, a Cidade dos Ossos é uma boa pedida. O livro inteiro tem uma narrativa fácil e ágil, dando você perceber já leu metade do livro. A Cassandra mostrou que consegue muito bem trabalhar com todas essas criaturas sem mudar em suas características tradicionais, mas fazendo algo novo e bom. Não sei ao certo como descrever a qualidade desse livro, ele é ótimo e ponto.

__

Relendo a resenha eu percebi que ela não está no nível do livro, mas é muito difícil resenhar um livro que você se apaixonou, enfim. Ainda essa semana eu pretendo postar a resenha do filme que eu assisti ontem (24/08).


Até. 

14 comentários:

  1. Concordo, a Clare é bem normal:) Também preferi o Alec ao Jace. Ainda não consegui ver o filme!:( Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei todo aquele recalque do Alec, um lusho <3 HAUAHAU

      Excluir
  2. Eu vi o Trailer do filme e tudo o que eu mais quero agora é os livros dessa saga.
    Tenho certeza que é incrível, e ler sua resenha me deixou com mais vontade ainda.

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o livro é bem melhor que o filme. Eu estou com os livros dos Instrumentos Mortais, são tão tantos livros e pouco tempo ):

      Excluir
  3. Faça das suas as minhas palavras. Clary não se compara a nenhuma personagem que eu já tenha conhecido.
    Eu preferir mais o Jace ao Alec, mas só no começo quando ele irritava a Clary, depois eu entendi o porque. E o Alec se tornou mais gentil no final ushas.
    Infelizmente eu não comprei um box e pretendo comprar o segundo assim que possível *--*
    E eu também já vi o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Clary do filme me irritou mais do que a do livro, achei que ela estava mais bobinha na adaptação, sei lá. Eu tive que comprar o box, se não ia ter um filho HAUAHAUHA

      Excluir
  4. Geeente, preciso ler esse livro urgentemente!
    Ainda bem que você tá conseguindo postar com esse layout, é tão bom quando o Young Amilia tá sempre ativo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quase chorei de alegria quando esse lay funcionou *-*/

      Excluir
  5. Eu também adorei o livro.. A Cassandra Clare consegui criar um mundo muito complexo mas muito bom.. Eu adorei o livro.. Já estou a ler o segundo e adorar também..

    diariodachris.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ler o segundo também, pois o final do primeiro me deixou curiosa e não acredito que os dois são... você sabe HAAHAH

      Excluir
  6. já li todos os livros da autora, e eu amo muito ela. Se você gostou de Instrumentos Mortais, corra logo para ler Peças Infernais, porque é mil vezes melhor!!!! Também já assisti ao filme, e infelizmente, eles não conseguiram transmitir toda a perfeição do livro....

    Beijos
    Fernando Reads

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero MUITO ler Peças Infernais, mas vou esperar sair o último para comprar o box.
      Também achei isso, Fernando, o filme deixou a desejar ):

      Excluir
  7. Eu li Anjo Mecânico da série peças infernais e me apaixonei pelo livro, consegui cidade dos ossos emprestado e na expectativa de que fosse amar, mas sinceramente não gostei, sei lá, achei algumas partes interessantes, como as piadinhas do Jace e seu jeito de convencido, mas achei peças infernais mil vezes melhor :/ Não curti a historia, mas ainda adoro esse mundo das sombras e os caçadores

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi no skoob que vc tinha dado uma nota bem baixa pro livro e eu fiquei pensando o que tinha acontecido para você não ter gostado de Cidade dos Ossos. ):

      Excluir

Já vai sem comentar?
Deixe sua opinião ou comentário aqui, ele é muito importante!