Resenha: O Ladrão de Olhos (Jonathan Auxier)


Título Original: Peter Nimble and His Fantastic Eyes: A Story
Autor: Jonathan Auxier
Editora: Leya
Páginas: 424
Gênero: Infanto-juvenil
Classificação: 3/5

Sinopse: Peter Nimble é um jovem órfão e cego que aprendeu a sobreviver no mundo do crime. Tratado como um escravo pelo cruel sr. Seamus, todas as noites Peter é obrigado a roubar dos bons cidadãos da cidade e, durante o dia, permanece trancado em um porão, onde sonha com um futuro melhor. Até o dia em que ele rouba um objeto de um misterioso viajante - uma caixa que contém três pares de olhos mágicos. Ao experimentar o primeiro par, Peter é instantaneamente transportado para uma ilha secreta, onde ele terá uma missão especial: resgatar um povo em apuros no perigoso Reino Desaparecido! Peter Nimble, juntamente com seu fiel companheiro - um cavaleiro que foi transformado em uma estranha combinação de cavalo e gato - e com a ajuda dos olhos mágicos, embarcará em uma inesquecível aventura de capa e espada para descobrir seu verdadeiro destino. Para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu! 


Desde que vi esse livro pela primeira vez acabei adquirindo quase que uma fixação por ele. A sua sinopse era muito boa e a aparência das páginas – folhas meio que cinzas - me conquistaram logo de cara e eu sabia que precisava daquele livro. Demorei um pouco para adquiri-lo e depois demorei quase um ano para lê-lo, mas em apenas três dias entrei em um universo no estilo conto de fadas moderno.

Certa vez marinheiros encontraram uma cesta com um bebê e um corvo boiando perto de uma embarcação, ao chegarem perto eles percebem que aquela ave estava bicando a criança, eles afastaram o corvo, mas já era tarde mais: o corvo já tinha perfurado os olhos do menino. Assim que começou a história de Peter Nimble.

Com os dedinhos ágeis Peter logo começou a roubar itens de profunda necessidade como roupa, comida e uma venda para cobrir os buracos dos olhos. Com três anos de idade Nimble já era uma ameaça conhecida para os vendedores, porém antes dos policiais chegarem, Peter já estava muito longe. Com essa fama, as chances de Peter ser adotado eram quase nulas, pois boas pessoas não querem adotar um ladrão. Foi assim que Peter acabou conhecendo Seamus, um homem mau que pretende explorar nosso pequeno ladrão ao máximo.

Essa obra é uma fantasia infanto-juvenil, o livro inteiro conta com o elemento surpresa e com muita criatividade do autor. Em alguns momentos a história acaba tomando um caminho óbvio, mas Auxier consegue criar situações que nós nunca imaginaríamos.

É muito fácil de identificar com as personagens, pois todos são únicos e bem diferentes, mas quem mais se destaca mesmo é nosso protagonista. Um menino ladrão e cego de dez anos de idade que precisa partir para uma aventura e ajudar pessoas em uma terra desaparecida. É claro que esse menino vai sentir medo, angústia, raiva, animação e por muitas vezes Peter será um pouco presunçoso, pois além de ser menino, ele é o maior ladrão de todos os tempos.

O livro é divido em três partes, cada um referente a um par de olhos mágicos, estes que foram encontrados em uma caixa que, lógico, Peter roubou. Achei que o livro pegou um ritmo muito bom a partir da segunda parte, logo no primeiro capítulo a história começa a ficar eletrizante e simplesmente não conseguia parar de ler.

A edição da Leya é maravilhosa! O livro começa com ilustrações no início de cada capítulo, todas referentes à estória. Esse livro é para todos, mas principalmente para quem consegue ver a beleza em pequenas coisas. Essa é a história de um garoto que por necessidade teve que se tornar em um ladrão, o maior de todo os tempos, mas nem por isso ele não pode ser um herói, pois Peter sabe muito bem o que é lealdade e como usar a inteligência.

Espero que você se encante com Peter, como eu me encantei, e por alguns momentos lembre como é bom ser criança.


10 comentários:

  1. Nunca li mas parece ser ótimo, a resenha ficou perfeita! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, obrigada Gabriela! (:
      O livro realmente é incrível, recomendo muito! E vou dar uma passada sim no seu blog.

      Excluir
  2. Uaau, a resenha que você fez deste livro ficou perfeita e parece ser uma estória muito interessante mesmo. Vou procurar na livraria depois pra sentir e ver como é. :D

    beeijOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu achei que não consegui passar tudo o que esse livro proporciona, porque ele realmente é uma aventura muito gostosa e divertida! Muito obrigada (:

      Excluir
  3. Já conhecia o livro, mas a sua resenha (ótima, por sinal) me deixou totalmente louca para lê-lo.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara! Leia e depois me fale o que achou :)

      Excluir
  4. Ahhh adorei a resenha, faz tempo que quero ler esse livro, agora me deu mais vontade ainda *.*

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carool, oi! Leia sim, ele é muito bom, de verdade.

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas a capa é uma gracinha, e com a sua resenha então? (ótima, por sinal) me fez querer ter esse livro urgentemente <3 Você escreve muito bem *-*

    da uma passadinha lá? http://des-conversando.blogspot.com.br/ se gostar segue e deixa recadinho em algum post*-* beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pode deixar que vou dar uma olhada no seu blog (:

      Excluir

Já vai sem comentar?
Deixe sua opinião ou comentário aqui, ele é muito importante!