Resenha: A Iniciação (L. J. Smith)

Título Original: The Initiation (The Secret Circle #01)
Autor: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 255
Gênero: Ficção
Classificação: 2/5



Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. *Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries. Livro que deu origem à série de TV Secret Circle!



Lembro de que quando anunciaram que teria uma série de TV sobre jovens bruxos eu fiquei extremamente feliz. Ia ser lançado Relíquias da Morte – Parte II nos cinemas e aquele sentimento de saudades já estava tomando o meu coração e por um segundo eu pensei que ele poderia não ser preenchido, mas que outra estória sobre bruxos ia me encantar.

Ledo engano.

Claro que eu não tratei The Secret Circle como Harry Potter e nem poderia fazer aquilo, mas admito que criei muitas expectativas e acabei desistindo da série depois de três episódios. Mesmo com essa decepção resolvi dar mais uma chance para essa trama e resolvi comprar o primeiro livro, já que livros sempre são melhores.

Parece que existe alguma regra das escritoras estadunidenses onde quase toda protagonista de livro precisa se mudar para outra cidade – ou estado – de uma hora para a outra. E isso não é diferente com a nossa protagonista Cassie Blake. Ela e a mãe, que no livro está viva, porém muito doente, vão se mudar e morar com a avó, em uma ilha que nem no mapa está.

Diferente de outros livros (ponto para a L.J.) a casa da avó da Cassie é velha, cheira a mofo e parece mais uma daquelas residências horrendas de filmes de terror. A dona da casa também não é uma daquelas velhas que fazem bolinho de chuva para os netos e faz tricô, longe disso. A avó da nossa protagonista é bem estranha e a sua neta não da muito bem com ela logo de cara.

Mesmo sendo uma garota um pouco anti-social e tímida, Cassie decide que não será assim na sua nova escola e não vai ficar pelos corredores choramingando. Porém, a garota logo descobre que algumas meninas da escola não são nada acolhedoras, que na verdade existe um grupo de garotas que aterrorizam todos, até nos adultos e professores.

No livro o Circulo é composto por doze integrantes, algo que não foi uma boa escolha, já que o livro é curto e a autora acaba não conseguindo trabalhar todas as personagens, dando muito foco para alguns e dando apenas uma pequena atenção para os demais.

Enquanto na série Cassie se recusou a aceitar que era uma bruxa (algo que eu pularia de felicidade se descobrisse hihi), no livro ela aceita tudo muito rápido, sem nem ao menos se questionar.  Senti uma simpatia muito grande por ela no começo do livro, mas sua personagem não foi bem desenvolvida, algo que me deixou muito triste.

Acabei gostando mais da Diana no decorrer do livro. Ela parece ser tão perfeita, sempre sendo atenciosa, amiga, decidida, responsável, sem contar que a descrição da Diana é de uma menina com lindos cabelos, sua sorriso maravilhoso, seus olhos verdes... Diana é tão linda, que tinha momentos que eu achava que a Cassie queria dar uns pegas na amiga-quase-irmã.

O que me desapontou muito foi que não existe muito espaço para a magia, sendo quase como um plano de fundo para o triângulo amoroso Cassie/Adam/Diana, sendo esse o romance mais sonso de todos os tempos. A forma que a Cassie se apaixona rapidamente pelo o Adam e vice-versa é muito irreal, chegando a ser forçado. Sem contar que o livro terminou no meio de um diálogo, não tendo desfecho que nos faça querer loucamente a segunda parte. Tenho certeza que o livro poderia ter mais páginas e não precisaria ser uma trilogia, mas infelizmente parece que a L.J. adora escrever séries que nunca acabam. Acabo até me sentindo um pouco usada, pois parece que a autora quer mesmo é ganhar muito dinheiro em cima dos leitores.

A Iniciação acaba se tornando mais um livro sem nenhuma novidade. Um amor proibido, uma adolescente tentando se adaptar em uma nova cidade... Todo mundo já não viu isso?

Espero que nos outros livros Cassie pare de ser tão dependente da Diana, pois se isso não acontecer, acho que a autora errou ao escolher a protagonista.

4 comentários:

  1. Eu adoraria muito de ler esse livro, porém após a decepção da trilogia o Retorno (de The Vampire Diaries). Fiquei meio com um pé atrás com esse livro da L.J. também (7 livros para puro nada hsuahshu).
    Em relação a série, o errendo me pareceu muito bom (acho que foi só por isso que terminei de assistir a série), mas os personagens foram tão... sei lá... chatos? kkkk
    Acho que o livro não entra para minha lista, mesmo sabendo que o livro pode ser melhor ou pior que a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desisti da série, mas pretendo voltar, só não sei quando. O livro é até que é legalzinho, mas a trama é fraca demais, acho que não precisa ser uma trilogia. Um livro maior, porém com mais conteúdo e estória seria ótimo!

      Excluir
  2. Eu assisti série de tv, mas confesso que o tempo todo queria desistir, mas nunca desisti, mas enfim, não gostei da série, mas mesmo assim peguei o livro e estava querendo ler logo, mas fiquei bem desanimada agora :s As séries da L.J. são bem grandinhas e eu me sinto meio enganada quando leio livros dela haha. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto que a L.J. é uma safada /aquelas HIASHAI Sempre que vou a livraria sempre pego o segundo livro, mas nunca compro. ): Quero terminar, mas acho que vou ficar frustrada com o final. .__.

      Excluir

Já vai sem comentar?
Deixe sua opinião ou comentário aqui, ele é muito importante!